Governo do Estado do Ceará
Quinta-feira - 28-06-2018
Fortaleza - Ceará - Brasil
https://www.cm.cb.ce.gov.br/2018/06/28/cmcb-realiza-visita-e-acao-social-na-sociedade-de-assistencia-aos-cegos/
COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS ESCRITORA RACHEL DE QUEIROZ
CMCB REALIZA VISITA E AÇÃO SOCIAL NA SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
Na manhã desta quarta-feira, 06 de junho de 2018, os alunos
do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), tiveram a oportunidade de participar de uma
aula diferenciada: Visita ao Instituto dos Cegos, estimulando ainda sentimentos
de solidariedade em nossos alunos com a doação de mantimentos para a entidade. A
Sociedade de Assistência aos Cegos, entidade filantrópica que atende desde a
parte educacional até a parte clínica à crianças e adultos com deficiência
visual, baixa visão e cegueira.
A visita à instituição foi uma culminância do Projeto idealizado pelas
professoras Ana Patrícia de Sá Freitas e Daniela Feitosa de Sousa Araújo, tendo
como tema “As diferentes formas de Aprendizagem”. A inclusão e acessibilidade
são carros-chefe desse projeto, que teve como objetivo principal demonstrar na
prática que a aprendizagem ocorre de várias maneiras, independente das
habilidades e/ou deficiências de cada indivíduo.
Dentro desse contexto diferenciado de aprendizagem, as professoras abordaram as
diferentes formas de aprender, bem como também aspectos da escrita no Braille.
Assim foram estudados, observados e principalmente vivenciados pela turma como
se dá a aprendizagem nas disciplinas de língua Portuguesa, Produção textual,
Literatura, aspectos gerais da linguagem e Matemática. É importante ressaltar,
também, os fatos relevantes da história e de aspectos geográficos, que relatam a
conquista e o crescimento de pessoas com deficiência visual a partir de Louis
Braille, que foi o precursor e o mentor de todo esse processo de aprendizagem.
Durante a visita guiada pela professora Andréa Barros foi possível observar e
conhecer todo o trabalho desenvolvido na escola e Nos recursos de apoio, que
auxiliam na leitura e escrita, como computador e a impressora em Braille,
computadores com processadores de textos em escrita em Branco, softwares de
digitação com comando de voz, sala de ciências, com trabalhos manuais realizados
pelos alunos, jogos matemáticos, sala de artes, dentre outros.
Os alunos Pedro Malta de Sousa e Rafaelle Soares Freitas, 09 anos, assim se
manifestam por ocasião da visita: “Não imaginávamos tantas maneiras de aprender,
assim mesmo deficiente a pessoa pode ser igual porque são capazes de fazer tudo
que uma pessoa com visão perfeita faz”. Relataram, ainda, como foi interessante
a visita à sala da biblioteca com livros bastante interessantes e também a
diversidade que existe na brinquedoteca da instituição.
“A inclusão é um fato e nós, enquanto cidadãos e educadores, precisamos estar
atentos a essa realidade. Dar acesso a uma vida de melhor qualidade no meio
familiar, escolar, no lazer é assegurar condições de pleno exercício da
cidadania para todos, sem discriminação, sem segregação e exclusões. A inclusão
é exigente em seus propósitos. Trata-se de ideias desafiadoras para aqueles que
assumem o compromisso de disseminar e garantir a todos o direito à diferença, na
igualdade de direitos, em um mundo onde as pessoas ainda tem o hábito às
diferenciações e a exclusão. O mais importante nesse trabalho foi mostrar e
sensibilizar nossos alunos que todos podem ser incluídos no processo de
aprendizagem, bem como também em todas as atividades do cotidiano”, pontuam as
professoras Ana Patrícia e Daniela Feitosa, idealizadoras da visita dentro do
projeto de inclusão e acessibilidade desenvolvido na disciplina de Ética e
Cidadania, aliada à Produção de Textos.
O Comandante do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros – Coronel Nildson
Oliveira, um entusiasta da educação inclusiva no ambiente escolar, pontua a
relevância de reconhecer quão significativo é planejar, participar e contribuir
na produção de ações estratégias de acessibilidade na área da educação.
“Precisamos encarar os desafios de atuar como agentes efetivos de transformação
social, propiciando condições satisfatórias na escola e na sociedade, atuando
como vetores de transformação para uma sociedade inclusiva, onde todos tenham
acesso e seus limites respeitados, assegurando espaço a todas as pessoas para
que possam crescer e transformar o seu meio, a cada dia.”
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