Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Segunda-feira - 20-12-2004
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
VOZ DA CIDADANIA
Deficientes visuais comandam rádio na Internet


     As novas tecnologias de comunicação digital podem ser ferramentas poderosas para o exercício da cidadania por parte de deficientes visuais. Exemplo disso é o projeto da Rádio Dosvox, presente em Fortaleza através da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC). A Rádio Dosvox conta com um ano e meio de vida e é um projeto inteiramente composto por deficientes visuais. A rádio virtual, disponível no endereço http://dosvox.notlong.com, usa a Internet como ferramenta para produção de programas, bem como suporte para sua veiculação.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
A Rádio Dosvox é coordenada pelo
cearense Paulo Roberto Cândido

     A programação da Rádio Dosvox, veiculada no formato RealMedia (www.real.com), é atualizada semanalmente, às sextas ou sábados, e conta com programas produzidos em várias partes do Brasil. Segundo o presidente da Rádio Dosvox, Paulo Roberto Cândido — que sugeriu a realização de uma matéria sobre o assunto através do serviço Alô Redação, do Diário do Nordeste —, a Internet permite uma descentralização da programação da rádio. ‘‘Temos um programa de entrevistas produzido em Fortaleza, chamado ‘Conversa que Interessa’. Além disso, pessoas de outros lugares do Brasil também produzem seus próprios programas e enviam, via Internet, para nossa máquina no Rio de Janeiro’’, diz Paulo Roberto, que também é professor da SAC.

     O programa já está na sua 51ª edição e conta com uma equipe de três pessoas. Após ser gravado e editado em Fortaleza, um arquivo de áudio digital é enviado para o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde posteriormente junta-se a outros programas produzidos no Brasil e veiculados na Internet.

     INTEGRAÇÃO — A Rádio Dosvox tem uma preocupação especial com o deficiente visual. Logo na abertura da programação, uma vinheta ensina aos deficientes como utilizar teclas de atalho do RealPlayer, software necessário para reprodução do áudio. Apesar disso, a programação da Rádio Dosvox é aberta para todos, deficientes ou não. ‘‘É importante que haja uma integração entre deficientes e não-deficientes’’, afirma Paulo Roberto.

     O Dosvox é um sistema operacional com sintetizador de voz, criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ. O software é gratuito e permite o uso do computador por deficientes visuais, através de programas que fazem a ‘‘leitura’’ das telas, bem como a vocalização da digitação no teclado. Com o Dosvox, os deficientes visuais podem realizar suas próprias gravações e até mesmo editar o áudio, para depois enviá-lo à Rádio Dosvox. De acordo com Paulo Roberto, qualquer pessoa pode contribuir com a rádio. Basta entrar em contato pelo e-mail radio.dv@intervox.nce.ufrj.br.

     SERVIÇO: O Alô Redação funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 19 horas, pelo fone (85) 3261.5050 ou pelo e-mail aloredacao@diariodonordeste.com.br.

‘‘LIVROS FALADOS’’
Tecnologia facilita acesso a obras literárias

     O acesso à leitura é parte fundamental da educação de qualquer indivíduo, seja ele deficiente ou não. Para os portadores de deficiência visual, existem poucas opções de livros disponíveis em Braille, o alfabeto em alto-relevo utilizado por deficientes para leitura e escrita. Uma alternativa é a criação dos chamados ‘‘livros falados’’, através da gravação de CDs. Gravados por voluntários, os livros falados são todos editados com a ajuda do computador, utilizando dispositivos de captura de som, software de edição e um drive gravador de CD.

     Em Fortaleza, a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) disponibiliza o serviço, que facilita o acesso de deficientes à leitura, com um custo inferior à produção de livros em Braille. Um livro falado custa cerca de R$ 0,90 por CD (preço da mídia virgem), enquanto que para criar um livro em Braille é necessário o uso de várias folhas de papel do tipo 40 kg, com custo maior.

     O projeto Livro Falado disponibiliza para a comunidade, na biblioteca da SAC, vários CDs de áudio com versões faladas de livros. Esse serviço não seria possível sem a redução dos preços de computadores e periféricos, e a simplificação dos programas de edição de áudio. De acordo com Paulo Roberto Cândido, professor de Dosvox da SAC, qualquer usuário deficiente visual pode utilizar o software de edição de áudio com o auxílio de programas leitores de tela, como os que acompanham o pacote do sistema Dosvox. Assim como a Rádio Dosvox, o projeto Livro Falado é gravado apenas com um microfone conectado ao PC, sem o auxílio de equipamentos profissionais de estúdio. Os processos de gravação e edição são realizados pelo software Sound Forge. Os interessados em contribuir com o projeto podem entrar em contato através do e-mail sac@secrel.com.br.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC