Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 30-05-2002
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Cresce em 29,3% número de transplantes de córneas
Esse ano, foram realizados, até agora, 58 transplantes de córneas no Ceará. Isso representa um crescimento de 29,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 41 cirurgias do tipo (em 2001, foram 130 doações e 114 transplantes). No entanto, Waldo Pessoa, diretor de saúde do Instituto dos Cegos do Ceará, diz que o aumento também pode ser observado na fila de espera, que cresce ano a ano (hoje com 700 pacientes).
Ele defende que, quando aumentou o número de doadores, também cresceu a esperança dos que necessitavam de córneas, mas, até então, não tinham coragem de assumir e encorpar o cadastro de espera. No entanto, apesar de satisfeito com os novos índices, o médico salienta que, hoje, as doações só conseguem suprir os casos de urgência. “O ideal seria que fossem realizados 500 transplantes por ano. Assim, aumentariam as chances de quem não tem urgência mas possui o sonho de enxergar”.
Segundo Pessoa, os trabalhos de esclarecimento e conscientização da sociedade são responsáveis pelo aumento das doações de órgãos, tradicionalmente barradas pelo preconceito e pela falta de informação. Na primeira quinzena de julho, será realizada uma grande campanha, com apoio do Rotary Clube Fátima, visando incrementar os transplantes no Estado.
O trabalho envolverá a Central de Transplantes e os seis centros transplantadores de córnea de Fortaleza: Instituto dos Cegos, Clínica Neusa Rocha, Oftalmed, Oftalmoclínica, Clínica Leiria de Andrade e Prontoclínica. Também participarão da campanha os centros de Juazeiro e Crato.
"Não basta esperar por atitudes públicas. Quando se trata de solidariedade e doação é preciso envolver de fato o povo para obter resultados".
Volta página principal | Maiores informações: |
Volta página anterior | envie Mail para Webmaster da SAC |