
Jornal O POVO
Quarta-feira - 02-04-2025
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.opovo.com.br
Instituto de Cegos recebe quase R$ 1 milhão para ampliar atendimento
Autor
João Victor Dummar

Sedih firma um termo de fomento com o Instituto de Cegos do Ceará pra investimento em projeto voltado
as pessoas idosas com deficiência visual
O Instituto de Cegos do Ceará recebeu nesta terça-feira, 2, a solenidade de assinatura do termo de Fomento do "Centro de Reabilitação Visual", iniciativa da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC).
O projeto vai receber R$ 914.963,00 de investimento captado pelo Fundo Estadual da Pessoa Idosa do Ceará (Feice), destinado pela Secretária dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) para ampliar a infraestrutura e atendimento no local.
Titular da Sedih, Socorro França, falou sobre a importância da instituição para integrar novas pessoas com deficiência, e com isso dar uma perspectiva de futuro.
"O Instituto dos Cegos, ele tem um alcance maior do que a inclusão para que eles possam se perceber através do braile, através de todas as dinâmicas que aqui são feitas, ele tem um alcance maior, que é aquele alcance da pessoa ser inserido cada vez mais na vida. Acreditar que mesmo sem enxergar é possível ter uma vida que possa lhe trazer prazer, que possa lhe trazer alegria", disse a secretaria.
A solenidade reuniu integrantes do projeto em atividades de socialização, arteterapia, arte e oficio, ioga e apresentações musicais.
O Centro de Reabilitação Visual é uma iniciativa que busca melhorar a qualidade de vida pessoas idosas com deficiência visual, através da inclusão nos projetos e nas políticas públicas.
Lizelia Sá Almeida, presidente da SAC, contou sobre os planos da instituição de expandir e atender ao público, com a chegada do investimento.
"A gente aqui só está atendendo aos nossos alunos, e nós queremos abrir também agora para o público porque existe uma procura grande e a gente não tem condições. Atualmente a gente não tem porque o espaço é pequeno, não está adequado para atender", completou Lizelia.
Atualmente a instituição atende cerca de 300 pessoas, com a reforma da estrutura de acolhimento, a expectativa é que esse numero dobre, aumentando ainda mais as pessoas impactadas com o projeto.
Destinar Imposto de Renda para o Feice
Socorro frisou a importância de ajudar o Fundo Estadual da Pessoa Idosa do Ceará (Feice), contribuindo através da destinação do importo de renda.
"Tirem 3% para criança e adolescente, 3% para pessoa idosa. Isso é muito importante [...] Nós vivemos um país em que é fundamental falar a respeito da inclusão. É um país de inclusão, as leis, ordenamento jurídico, todo ele é voltado para essa inclusão. E em sendo assim, nós precisamos levar esse alento, levar esse movimento", concluiu Socorro França.
Cada pessoa pode contribuir com 3% dos impostos devidos, no momento da declaração completa do ano-base, doando e lançando como uma Dedução no próximo IRPF. A destinação pode ser para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Fundos dos Direitos do Idoso.