Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC |
Bom dia leitor |
Esta edição veio repleta de surpresas. Nela há um
espaço reservado para a sala de estágio II (maternal), através da qual você poderá
descobrir como funciona este pequeno mundo encantado desta equipe que realiza o trabalho
com os alunos até a metodologia e os instrumentos que são utilizados para proporcionar a
aquisição de conhecimento por parte das crianças.
Além disso, há um espaço aberto onde as crianças com Deficiência Visual podem
manifestar os seus sentimentos, inquietação, externalizando, portanto, a sua
criatividade. Há também um momento de reflexão e uma boa dose de riso no quadro de
humor, para, então, tornar completo o nosso jornalzinho.
Assim, convido você, leitor, a mergulhar neste oceano de informações e alegrias, para,
desse modo, conhecer um pouco da nossa SAC e perceber como é gratificante o trabalho
realizado aqui.
Andréia Barros
Professora do Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira
Com Deus no coração nada me falta:
tudo mais virá por acréscimo.
(Carlos Afonso Schmitt)
Descobrindo a Sala de
Estágio II (Maternal)
Toda criança necessita de preparação para a vida
e esta é obtida na escola, com a participação imprescindível do professor. Este,
juntamente com a família, promove a educação dos seus alunos, de modo que se pode
afirmar que a formação do cidadão é fruto da interação casa - escola.
Desse modo, na sala de estágio II, trabalhamos eu, Andréia, como
Professora regente e a professora auxiliar Flaviane, desenvolvendo um trabalho de
socialização e desenvolvimento das crianças com Deficiência Visual.
Esta sala possui nove alunos que são portadores de deficiência visão
subnormal e alguns com deficiências múltiplas. São eles: Bianca, Rhana Gabriela,
Nayara, Paulo Jarderson, Wendell Thiago, Igeruarte, José Carlos, Tarmerson e Maderson.
Como já foi mencionado anteriormente, o nosso objetivo é promover a
socialização dos alunos, fazendo com que eles aprendam a viver em sociedade e entendam
os limites das suas atitudes, isto é, que para conviver é necessário ter a liberdade de
ação limitada, até mesmo para que todos possam ser livres. Além disso, as crianças
precisam ser disciplinadas de modo a respeitarem horários, dividindo, então, melhor o
tempo de que dispõem. Assim, procuramos desenvolver: atividade da vida prática,
comportamento sócio-emocional, intelectual, psicomotor e sensorial.
Esse trabalho é feito com o apoio dos técnicos das seguintes áreas:
Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Estimulação Visual e Terapia
Ocupacional.
Procuramos realizar o nosso trabalho através de brincadeiras,
utilizando recursos adaptados à visão subnormal, que são: encaixes coloridos, fichas
para a trabalhar coordenação motora, cartelas de bush, alinhavo, cartelas aplicando o
contraste (isto é, o preto no branco), miniaturas, etc.
Dessa maneira, buscamos realizar da melhor forma possível a nossa
atividade, de modo a proporcionar aos nossos alunos o conhecimento de que eles tanto
necessitam no dia-a-dia, sem, contudo, esquecer de fornecer-lhes uma visão humana e
solidária da vida.
Você Sabia???
Quando se dorme, perdem-se os sentidos na seguinte
ordem: visão, paladar, olfato, audição e o tato.
O tato é o sentido que desperta ao mais leve toque da pele. Ele é o
vigia do corpo adormecido. Na hora de acordar, os sentidos voltam nesta ordem: tato,
audição, visão, paladar e olfato.
Dúvidas do dia-a-dia???
Onde, aonde e donde
- Aonde - é empregado com verbos que indicam
movimentos: ir, chegar, levar, encaminhar-se, dirigir-se...
- Onde - é empregado com verbos que não indicam
movimentos.
Ex.: A casa fica perto da Pedreira onde explodem
dinamite.
- Donde - é empregado com os verbos: vir, provir,
originar-se.
Onde - em que lugar? Aonde
- a que lugar? Donde - de que lugar?
Feliz dia das professores
Eu queria dizer que sem o professor não iria
existir educação, cidadania, amor ao próximo... enfim, não existiriam alunos.
Ser professor é ser mãe, pai, amigo, irmão.
Ser professor é ser amor.
Porém, para todos os professores, não tenho mais pandeiro nem
violão, mas todos os professores estão dentro do meu coração.
Landalberto (Aluno da 2ª série)
Rir é o melhor remédio
"O médico encontrou o rapaz e lhe disse:
- Você não viverá mais de uma semana se não parar de andar às
voltas com mulheres.
* Eu tenho saúde de ferro - responde o rapaz. - Isso não me faz mal
algum.
* Mas acontece que uma delas é minha esposa - respondeu o
médico."
-- X -- X -- X --
"O homem, no céu, conversava com Deus:
- Senhor Deus, que são, para vós, mil anos?
- Um minuto.
- E 100 mil reais?
- Um centavo.
- Senhor, dai-me um centavo.
- Pois não, espere um minuto."
-- X -- X -- X --
"- Quanto custa o cafezinho?
- 50 centavos.
- E o açúcar?
- O açúcar é de graça.
* Então me ver dois quilos."
O importante é dar sempre mais um pouco
Diz a sabedoria popular que "o primeiro dos mil
passos é o mais importante dos passos".
Sem esse: nem dez, nem cem, muito menos mil passos haveria. Se o
importante é começar, mais importante ainda é prosseguir na caminhada. Passo a passo,
lentamente, sempre mais um passo na direção do objetivo proposto.
"De esperança em esperança", como quem sabe
que pode demorar
que pode ser penoso
que pode até parecer impossível, mas que um dia, chegará.
"Esperar contra toda esperança", como nos diz a Escritura.
Este é o segredo: o único e indispensável caminho para não soçobrar nas águas
revoltas do mar da vida.
Para quem já deu mil passos, o passo "mil e um" será
absolutamente necessário para chegar aos dois mil.
Para quem já lutou bastante, reunir as últimas forças, numa
derradeira tentativa: é este o esforço que ainda faltava.
É ele também que o levará à vitória.
(Carlos Afonso Schmitt)
Volta página principal | Maiores informações: |
Volta página anterior | envie Mail para Webmaster da SAC |